domingo, 29 de março de 2009

Gustavo Borges lança livro sobre Natação.







Para quem não o conhece (ou não chegou a vê-lo nadando), ele foi um dos maiores nadadores que o Brasil já teve. Ele foi vencedor de 4 medalhas em Olimpíadas (Prata nos 100 metros Livre e no Revezamento 4 x 100 Livre, em Barcelona - 92; e Prata nos 200 metros Livre e Bronze nos 100 metros Livre, em Atlanta - 96). Isso sem contar as medalhas que ele conquistou em Jogos Panamericanos e outros torneios. É um dos maiores atletas do esporte brasileiro, sem dúvida!
E, este ano, ele está lançando um livro (infantil) sobre Natação. O nome do livro é "Tchibum". Foi lançado na semana passada e teve a primeira sessão de autógrafos neste sábado em São Paulo.
O livro fala sobre a importância da Natação na vida das crianças, o quanto faz bem à saúde, à mente, enfim... Vale a pena conferir.

O Gustavo Borges, na minha opinião, é o maior nadador da história do Brasil (juntamente com o Cesão, que ganhou o antes inédito Ouro) e é sempre respeitado aqui no país e no mundo todo. Eu cheguei a vê-lo em 96, nas Olimpíadas de Atlanta, e vibrei muito com as medalhas que ele conquistou (não tanto quanto com o Ouro do César Cielo ,mas...rsrs). E eu sempre serei grata à ele, por ser uma das pessoas que me fizeram gostar desse esporte tão maravilhoso, que é a Natação (na época, eu acompanhava por causa dele)!^^

Bom, é isso.
Beijos à todos.
Tais Cristina.

quinta-feira, 26 de março de 2009

VOTA, BRASIL!!!


Não, não estou falando das eleições (Deus me defenda!)...Estou falando do Prêmio Melhores do Ano, do Domingão do Faustão. E, como este blog é sobre ESPORTE (mais precisamente NATAÇÃO), irei falar sobre a categoria Melhor Esportista do Ano, pedindo para as pessoas votarem no CÉSAR CIELO FILHO (o nosso Cesão, único nadador brasileiro medalhista de Ouro em Olimpíadas).
Eu não assisto o programa do Faustão, mas quero ver o Cesão ganhar (será que ele vai chorar, desta vez?rsrs), seria demais!! Mais um prêmio para o melhor nadador que este país já teve!! Já está na hora de um nadador ganhar, só se vê jogadores de Futebol ou Vôlei ganhando!XD
Ele está disputando o prêmio com o FELIPE MASSA (vice-campeão da Fórmula 1 de 2008) e a MAURREN MAGGI (medalhista de Ouro no Salto em Distância, em Beijing).
É claro que a votação não vai ser fácil, mas eu gostaria muito de pedir para o pessoal dar uma força para o César Cielo, ele merece, cara. Eu, claro, votei nele, e o link do site é esse:
http://domingaodofaustao.globo.com/
(Na parte de cima, você vê os "Melhores do Ano", é só clicar em "Melhor Esportista" e votar no Cesão, ok?^^)
Ou então, pode votar via torpedo:
88413 - redigir opção 1 - César Cielo
Telefone: 03 03 10 884 13

Desde já, obrigada a todos!
Tais Cristina.

terça-feira, 24 de março de 2009

Que jogo é esse, rapá?


Pois é, gente, estou falando do jogo de Pólo Aquático, que irei jogar nesta semana... Como eu nunca joguei na vida, confesso que estou um tanto nervosa, pois vou jogar com gente que já deve estar acostumada a jogar, enfim... E, por isso, eu estava vendo alguns vídeos sobre esse jogo e achei interessante, mas, ao mesmo tempo, não entendi muita coisa, não.

Quer dizer, sei que o objetivo principal é fazer o máximo de gols possível, enfim, mas... ô, joguinho complicado, hein? São regras e mais regras e, pra mim, a mais complicada é essa: NÃO PODE SEGURAR A BOLA COM AS DUAS MÃOS! Agora, imaginem a seguinte situação: eu, com minhas mãos MINÚSCULAS, não vou conseguir segurar a bola com uma mão só, a bola sempre vai se soltar (o que vai deixar o pessoal do meu time sempre p. da vida comigo!). E pra fazer o gol? Eu "MÍFU"!XD
Somente o goleiro pode segurar a bola com as duas mãos, mas...provavelmente, eu não vou ser goleira, por causa do meu tamanho (pois é, sou baixinha)!!
Isso, sem contar o agarra-agarra, é "neguinho" puxando as pernas de um, a sunga (ou maiô, no caso das mulheres) do outro... É, rapaz...que jogo é esse?

Mas, de qualquer maneira, eu vou jogar, pois eu prometi, e vou (tentar) tirar fotos, também, para pôr aqui no meu blog. hehehehe

Beijos à todos, e me desejem sorte, hein? (Tomara que eu saia inteira, sem ser linchada, de lá! Digo "sem ser linchada" porque eu já estou vendo que vou jogar mal pra car#@$%!)
Tais Cristina.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Um dia, eu chego lá!

Esses dias, tive mais uma aula de Natação. Desta vez, meu professor não estava tão inspirado no filme "Tropa de Elite", então ele "pegou mais leve" do que na aula passada.hehehe... (Não que eu esteja reclamando da última aula, mas...XD).
De começo, tive que fazer 5 "chegadas" de Crawl e 5 "chegadas" de Costas. Depois, 2 "chegadas", usando um daqueles "espaguetes" debaixo dos braços, nadando com pernadas de Crawl e braçadas do estilo Peito.
A seguir, 1 "chegada" nadando Crawl - com as mãos fechadas (como se eu nadasse dando socos na água), com uma espécie de "bóia" entre as pernas. Depois, com a mesma "bóia", fiz 2 "chegadas" com braçadas normais de Crawl.
Juntando isso, mais o fato de eu ter feito 1 "chegada" de Crawl, antes, fiz 16 "chegadas", ao todo. Até hoje, meu máximo foi de 24 "chegadas" (no curso), sem contar os 1050 metros que nadei, no CREC (no dia 12/12/08). Preciso voltar a nadar como antes (isto é, no mínimo, 20 "chegadas"), senão...não quero nem pensar em como vou sair, numa competição, por exemplo!=(
Mas eu tive uma ótima notícia: semana que vem, terá mais uma partida de PÓLO AQUÁTICO e, desta vez, eu VOU PODER PARTICIPAR! Da outra vez, eu não pude ir porque houve um contratempo...digamos...feminino. Dessa vez, espero que tudo dê certo e eu, lógico, pretendo tirar fotos e colocá-las aqui.
Beijos à todos.
Tais Cristina.

terça-feira, 17 de março de 2009

Traje da SPEEDO é banido das competições.


Vi sobre isso por esses dias, no Blog do Coach, e já havia lido sobre isso antes, no jornal LANCE!... O traje de Natação LZR, da Speedo (foto) , foi considerado "fora da lei", isto é, impróprio para uma competição. Segundo o que foi dito, agora os trajes de Natação só podem ter, no máximo, 1 milímetro de espessura (o que não era o caso do LZR). Isso foi decicido numa reunião sobre as novas regras sobre trajes de Natação, em Lausanne, em Fevereiro.

Agora, se a Speedo irá lançar outro tipo de traje ou não, só Deus sabe, cara. Eu vi um, da Speedo, numa loja de roupas esportivas, mas não era o LZR. Era o comum, e estava pensando em comprar (isto é, no dia em que eu tiver dinheiro para isso, né?), mas...agora me veio a dúvida: "Será que aquele que eu vi também não é 'impróprio'?". Mas enfim...Pelo menos agora acabou a roubalheira nas competições, né? (isto é, "neguinho" bater récordes e mais récordes mundiais por causa da roupa e não de sua verdadeira capacidade!).

Bom, é isso.
Beijos à todos.
Tais Cristina.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Episódio 2 do anime sobre Natação.

Como eu postei, em um post anterior, o primeiro episódio do anime Kenkou Zenrakei Suieibu Umisho, que é um desenho sobre Natação, estarei postando o segundo, agora, ok?^^
Para quem perdeu o primeiro capítulo, no meu blog, eis o link:
Como eu já disse, anteriormente, peguei do Youtube, a linguagem é a original (isto é, japonês) e a legenda é um Inglês. Se você entende de Inglês e/ou japonês...fique à vontade para assistir, eu recomendo!!hehehe
Eis a primeira parte do segundo capítulo:
A segunda parte:
A terceira e última parte:
"Umisho", na minha opinião, é um anime que merece ter algum reconhecimento. Tomara que, algum dia, algum canal, aberto ou fechado, passe por aqui, né?^^
Quem curte anime (desenho japonês), como eu, especialmente o estilo Shoujo (nome designado para animes...digamos...mais femininos) vai gostar de "Umisho", com certeza!
Beijos à todos!
Tais Cristina.

terça-feira, 10 de março de 2009

Natação a la TROPA DE ELITE!

Ontem, tive outra aula de Natação, e o professor, que estava INSPIRADÍSSIMO (ele deve ter assistido "Tropa de Elite", cara!), pediu para eu fazer 2 séries de 1 "chegada e meia" de Costas (meu irmão...cada vez mais, eu ODEIO o Nado Costas! Apesar de estar começando a melhorar nas braçadas...) e 1 "chegada e meia" de Crawl. Até aí, normal.
Após isso, tive que fazer 2 "tiros" de Crawl, nadando o mais rápido possível.
Em seguida, ele pediu para os alunos saírem da piscina e fazerem 1 minuto de ABDOMINAL. Isso mesmo: ABDOMINAL! Na hora, eu achei estranho, mas...XD
Depois, 3 minutos nadando Crawl.
Logo em seguida, 1 minuto fazendo FLEXÃO DE BRAÇO, na borda da piscina, seguido de mais 3 minutos de Crawl.
E, por último, bater pernas de Costas, segurando na borda da piscina, durante 1 minuto, seguido de mais 3 minutos de Crawl.
Resumindo: me senti no EXÉRCITO, né?hehehe... Ele disse que fez isso para criarmos mais resistência, enfim...^-^"
Só sei que meus braços estão doendo pra "carvalho"! Minhas pernas, nem tanto, nem meu abdômen. Mas não tenho do que reclamar, não, eu ADORO desafios e, além do mais, estou lá para isso, né?^^
Deixando BEM CLARO que eu não achei a aula ruim, aliás, eu gostei muito! Só estou comentando sobre ela porque foi diferente e intrigante, ao mesmo tempo! Aliás, eu até zoei com o meu professor, chamando-o de "Capitão Nascimento"!hehehe
Bom...é isso.
Beijos à todos.
Tais Cristina.

domingo, 8 de março de 2009

Blogs sobre Natação.


Eu estava navegando na net, pra variar, e estava procurando por BLOGS SOBRE NATAÇÃO.
Acabei achando alguns bem interessantes, vou listar alguns que valem a pena conferir, ok?


1) PAINEIRAS NATAÇÃO - Esse blog é bastante interessante, tem bastante notícias, é sempre atualizado, e tem muitas fotos legais, vale a pena dar uma conferida lá. O endereço é esse:


2) BLOG DO COACH - Na minha opinião, é o melhor blog sobre Natação. Aliás, muitas das coisas que posto aqui, pego do Blog do Coach. É do site BestSwimming.com.br (site muito legal, por sinal). Esse, com certeza, vale a pena conferir, cara!


3) BLOG DO CÉSAR CIELO FILHO - Pelo jeito, ele escreveu seu último post na época das Olimpíadas de Beijing, mas é bem legal, tem informações interessantes e você também pode comentar lá. Eis o link: http://cesarcielo.blog.terra.com.br/tag/natacao/


4) BLOG DO G.C.S.T. NATAÇÃO - É bastante legal, também, eles têm um projeto bem legal, vale a pena. E as fotos são legais.


5) SWIMROOM.COM (foto) - Sei que já estou completamente repetitiva, pois já é a milésima vez que falo sobre o SwimRoom.com. Mas, para quem está lendo meu Blog agora, eis a dica: o SwimRoom.com é um site americano, criado pela empresa Octagon, e é o lugar oficial de nadadores de ponta, como MICHAEL PHELPS, IAN CROCKER, KATIE HOFF, MEGAN JENDRICK ,entre outros. Esses nadadores ajudaram a co-fundar o site, que tem blogs, vídeos, podcasts, e eles têm suas páginas pessoais e seus próprios blogs, lá(aliás, o blog do Ian Crocker foi eleito um dos cinco melhores blogs de esportistas, segundo a revista SPORTS ILLUSTRATED). Inclusive, até este momento, o blog de destaque do SwimRoom é o da Megan Jendrick, que sempre posta lá. Eu tenho um perfil lá, é bem interessante! O link do site é esse:
(E o blog do Ian Crocker é esse:


Bom...Por enquanto é isso...Espero que curtam esses blogs/sites, valem a pena!

Beijos à todos e boa semana!
Tais Cristina.


sexta-feira, 6 de março de 2009

Natação nas escolas.


Fiquei sabendo disso no Blog do Coach (como sempre), e fiquei muito entusiasmada: a Natação poderá ser OBRIGATÓRIA nas escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Segundo a matéria, o deputado Flávio Bezerra (PMDB-CE) tem um projeto que poderá obrigar as escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, a incluir aulas de natação no currículo escolar da educação básica.
Uma parte da matéria:

"O Projeto de Lei 4615/09 define que as aulas serão ministradas por um professor licenciado em Educação Física, ou por monitores com formação em natação, desde que sob orientação do responsável técnico.
Flávio Bezerra ressalta que a atividade contribui para a saúde, além de ser uma modalidade esportiva que praticamente não provoca lesões.
O deputado chama a atenção também para o alto número de mortes por afogamento, sobretudo entre crianças e jovens. Ele cita artigo do médico norte-americano Daid Szpilman, segundo o qual, no Brasil, em 2001, houve 7.183 mortes por afogamento, sendo 29% em águas naturais, como praias, rios e lagos, e 0,5% em piscinas.
As escolas terão dois anos de prazo para adaptar suas instalações e, caso isso não seja possível, poderão firmar convênios e parcerias com clubes e academias."

Olha...vou falar uma coisa: se esse projeto realmente for aprovado (como espero que seja, mesmo), seria maravilhoso, e daria oportunidade para todos os jovens, sejam de classe média alta ou baixa, de praticarem a Natação. Quem dera se, no tempo em que eu estudei, alguém tivesse essa idéia...^-^"
Bom...Espero que tudo dê certo, pois Esporte é SAÚDE e, claro, EDUCAÇÃO, né?hehehe
Beijos à todos.
Tais Cristina.

terça-feira, 3 de março de 2009

Ranking Mundial de 2009 - Parte II


Como prometi, no post anterior, eis o ranking mundial feminino da Natação em 2009.


RANKING FEMININO


50m Livre
1. 24.31, Marleen Veldhuis (NED)
2. 24.53, Lisbeth Trickett (AUS)
3. 24.79, Therese Alshammar (SWE)
4. 25.11, Francesca Halsall (GBR)
4. 25.11, Amanda Weir (USA)
6. 25.25, Marieke Guehrer (AUS)
7. 25.35, Christine Magnuson (USA)
7. 25.35, Yolane Kukla (AUS)


100m Livre
1. 53.81, Lisbeth Trickett (AUS)
2. 54.04, Marleen Veldhuis (NED)
3. 54.58, Francesca Halsall (GBR)
4. 54.89, Ranomi Kromowidjojo (NED)
5. 54.93, Inge Dekker (NED)
6. 55.13, Amanda Weir (USA)
7. 55.23, Sarah Sjostrom (SWE)


200m Livre
1. 1:57.73, Dagny Knutson (USA)
2. 1:58.25, Mary Descenza (USA)
3. 1:58.26,Katie Hoff (USA) (Foto)
4. 1:58.53, Felicity Galvez (AUS)
5. 1:58.75, Bronte Barratt (AUS)
6. 1:59.00, Rebecca Adlington (GBR)
7. 1:59.27, Kelly Stubbins (AUS)


400m Livre
1. 4:03.86, Joanne Jackson (GBR)
2. 4:05.20, Bronte Barratt (AUS)
3. 4:07.81, Camelia Potec (ROU)
4. 4:08.00, Katie Hoff (USA)
5. 4:09.92, Chloe Sutton (USA)
6. 4:11.00, Ellen Fullerton (AUS)
7. 4:11.04, Caitlin McClatchey (GBR)


800m Livre
1. 8:23.87, Joanne Jackson (GBR)
2. 8:30.19, Chloe Sutton (USA)
3. 8:31.02, Camelia Potec (ROU)
4. 8:31.44, Bronte Barratt (AUS)
5. 8:32.00, Katie Hoff (USA)
6. 8:37.86, Erika Villaecija (ESP)
7. 8:38.54, Haley Anderson (USA)


1500m Livre
1. 15:57.89, Camelia Potec (ROU)
2. 16:30.81, Haley Anderson (USA)
3. 16:34.58, Amber McDermott (USA)
4. 16:36.70, Zsofia Balazs (CAN)
5. 16:36.96, Belinda Bennett (AUS)
6. 16:41.06, Coralie Codevelle (FRA)
7. 16:41.68, Sharon van Rouwendaal (NED)


50m Costas
1. 28.11, Aya Terakawa (JPN)
2. 28.39, Belinda Hocking (AUS)
3. 28.61, Elizabeth Simmonds (GBR)
4. 28.75, Grace Loh (AUS)
5. 28.84, Emily Seebohm (AUS)
6. 28.87, Sophie Edington (AUS)
7. 29.15, Alice Parisi (ITA)


100m Costas
1. 1:00.00, Belinda Hocking (AUS)
2. 1:00.53, Aya Terakawa (JPN)
3. 1:01.12, Shiho Sakai (JPN)
4. 1:01.33, Emily Seebohm (AUS)
5. 1:01.36, Grace Loh (AUS)
6. 1:01.46, Mary Descenza (USA)
7. 1:01.89, Elena Gemo (ITA)


200m Costas
1. 2:08.81, Elizabeth Simmonds (GBR)
2. 2:09.86, Belinda Hocking (AUS)
3. 2:10.25, Elizabeth Pelton (USA)
4. 2:10.85, Tomoyo Fukuda (JPN)
5. 2:11.06, Mary Descenza (USA)
6. 2:11.53, Aya Terakawa (JPN)
7. 2:12.00, Shiho Sakai (JPN)


50m Peito
1. 31.04, Tarnee White (AUS)
1. 31.04, Jade Edmistone (AUS)
3. 31.12, Sarah Katsoulis (AUS)
4. 31.51, Janne Schafer (GER)
5. 31.58, Zoe Baker (NZL)
6. 31.79, Leiston Pickett (AUS)
7. 32.00, Kate Haywood (GBR)


100m Peito
1. 1:07.00, Sarah Katsoulis (AUS)
2. 1:07.68, Tarnee White (AUS)
3. 1:08.21, Sally Foster (AUS)
4. 1:08.52, Sun Ye (CHN)
5. 1:08.54, Keri Hehn (USA)
6. 1:09.06, Samantha Marshall (AUS)
7. 1:09.13, Sayuna Sugiyama (JPN)


200m Peito
1. 2:26.90, Alena Alekseeva (RUS)
2. 2:26.92, Keiko Fukudome (JPN)
3. 2:27.09, Sun Ye (CHN)
4. 2:27.38, Sarah Katsoulis (AUS)
5. 2:27.51, Sally Foster (AUS)
6. 2:27.69, Tessa Wallace (AUS)
6. 2:27.69, Saya Fujimoto (JPN)


50m Borboleta
1. 25.62, Marleen Veldhuis (NED)
2. 25.94, Therese Alshammar (SWE)
3. 26.01, Marieke Guehrer (AUS)
4. 26.29, Inge Dekker (NED)
5. 26.33, Felicity Galvez (AUS)
6. 26.47, Lisbeth Trickett (AUS)
7. 27.02, Ellen Gandy (GBR)


100m Borboleta
1. 57.85, Marleen Veldhuis (NED)
2. 57.87, Jessicah Schipper (AUS)
3. 58.11, Mary Descenza (USA)
4. 58.16, Lisbeth Trickett (AUS)
5. 58.58, Felicity Galvez (AUS)
6. 58.68, Christine Magnuson (USA)
7. 59.06, Inge Dekker (NED)


200m Borboleta
1. 2:06.85, Natsumi Hoshi (JPN)
2. 2:07.46, Mary Descenza (USA)
3. 2:08.10, Jessicah Schipper (AUS)
4. 2:08.29, Ellen Gandy (GBR)
5. 2:09.02, Samantha Hamill (AUS)
6. 2:09.32, Caterina Giacchetti (ITA)
7. 2:09.92, Stephanie Rice (AUS)


200m Individual Medley
1. 2:10.79, Dagny Knutson (USA)
2. 2:12.07, Elizabeth Pelton (USA)
3. 2:13.21, Katie Hoff (USA)
4. 2:14.40, Mary Descenza (USA)
5. 2:14.61, Ellen Fullerton (AUS)
6. 2:14.77, Stephanie Rice (AUS)
7. 2:14.80, Asami Kitagawa (JPN)


400m Individual Medley
1. 4:40.10, Dagny Knutson (USA)
2. 4:40.29, Stephanie Rice (AUS)
3. 4:41.17, Ellen Fullerton (AUS)
4. 4:41.73, Samantha Hamill (AUS)
5. 4:23.23, Andrea Taylor (USA)
6. 4:43.72, Miyu Otsuka (JPN)
7. 4:44.15, Maiko Fujino (JPN)


Agora, me vem a pergunta: CADÊ AS BRASILEIRAS?

Cara...No Masculino, ainda teve o Henrique Barbosa, mas, no Feminino...cadê as mulheres? Nem para a Joana Maranhão ou a Fabíola Molina representarem o Brasil, nessas horas, né?XP
Tudo bem que ainda estamos só no comecinho do ano, mas...demorou pro Brasil se destacar na Natação Feminina, isto é, será que só teremos a Maria Lenk como a grande nadadora brasileira?

Falando nisso, tive mais uma aula, ontem...Finalmente, estou voltando à velha forma, isto é, nadando pelo menos 20 "chegadas" (e não só 15 ou 16, como estava fazendo, nas últimas aulas...Estava sendo frustrante para mim!). hehehe

Beijos à todos.
Tais Cristina.