sexta-feira, 6 de março de 2009

Natação nas escolas.


Fiquei sabendo disso no Blog do Coach (como sempre), e fiquei muito entusiasmada: a Natação poderá ser OBRIGATÓRIA nas escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Segundo a matéria, o deputado Flávio Bezerra (PMDB-CE) tem um projeto que poderá obrigar as escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, a incluir aulas de natação no currículo escolar da educação básica.
Uma parte da matéria:

"O Projeto de Lei 4615/09 define que as aulas serão ministradas por um professor licenciado em Educação Física, ou por monitores com formação em natação, desde que sob orientação do responsável técnico.
Flávio Bezerra ressalta que a atividade contribui para a saúde, além de ser uma modalidade esportiva que praticamente não provoca lesões.
O deputado chama a atenção também para o alto número de mortes por afogamento, sobretudo entre crianças e jovens. Ele cita artigo do médico norte-americano Daid Szpilman, segundo o qual, no Brasil, em 2001, houve 7.183 mortes por afogamento, sendo 29% em águas naturais, como praias, rios e lagos, e 0,5% em piscinas.
As escolas terão dois anos de prazo para adaptar suas instalações e, caso isso não seja possível, poderão firmar convênios e parcerias com clubes e academias."

Olha...vou falar uma coisa: se esse projeto realmente for aprovado (como espero que seja, mesmo), seria maravilhoso, e daria oportunidade para todos os jovens, sejam de classe média alta ou baixa, de praticarem a Natação. Quem dera se, no tempo em que eu estudei, alguém tivesse essa idéia...^-^"
Bom...Espero que tudo dê certo, pois Esporte é SAÚDE e, claro, EDUCAÇÃO, né?hehehe
Beijos à todos.
Tais Cristina.

30 comentários:

Ana Patrícia disse...

Bem, isto seria muito bom!!! se as escolas tivssem estrutura para isto...

Esdras Bailone disse...

Excelente isso!!! Seria sensacional se essa lei começasse a vigorar de verdade, mas ficaria com um pouquinho de inveja por ñ ter tido uma oportunidade como essa no meu período escolar, afinal sempre amei água e acho natação um esporte incrível, embora até hj ñ saiba nadar.

Bjus Taís!!!!!!

Anônimo disse...

isso é muito importante, pena que nem todas as escolas podem fazer isso

Dual disse...

não gosto disso..

axo qe qlqr coisa obrigatoria tem que ser banida do mundo..

faz kem ker..

não adianta forçar se a pessoa não tiver prazer de fazer tal coisa!

;)

Inez disse...

Se o projeto for aprovado será muito bom, porém, até ser implantado haverá um longo caminho, as escolas não estão preparada para isso, principalmente as escolas públicas.

Guilg7 disse...

incentivo nas escolas..issu é mto bom msmo.

http://lg7fortalezace.blogspot.com/

vlw

Anônimo disse...

Macross tem 25 anos de história! =) É um ótimo animê ainda mais por se basear na primeira saga! Me arrepio só de lembrar! É tanta emoção! XD
Lembra de SDF-1 a nave alienígena que levou 10 anos para os humanos conseguirem pilotá-la? E a traição dos terráquios que não queriam mais ninguém da nave SDF-1 pois culparam a SDF-1 por iniciar a guerra com o disparo que foi acidental? Legal foi os Zentraed ficarem do lado do povo da SDF-1! =D
Amanhã tenho vestibular! Então Domingo ou Segunda faço um especial sobre este animê no NWB! OK? Garanto muitas emoções e surpresas nessa postagem especial ta bom?
Bjs!!! E obrigado por comentar! =)

Anônimo disse...

brigado por passar no meu blog...
natação num eh muito minha coisa.. eu gosto e basket.. mas o blog parece bem interessante para qm gosta do esporte

abs
http://noticiasidiotas.wordpress.com/

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Taís! Isso ia ser bem legal, mas torço para que seja aulas que realmente ensinem e que forme uma nova turma de atletas.

Abraço

Débora disse...

Que legal! Seria muito bom mesmo se esse projeto fosse aprovado!O dificil é ter a estrutura necessária para a prática...
Mas seria ótimo!
Um abraço

Unknown disse...

isso seria d emuito ajuda nas escolas..tomara que realmente acontceça...assim os alunos terão ms interresse para ir na escola..

Anônimo disse...

Mas seria o ideal. Natação é um dos esportes mais completos e a garotada adora! Seria um incentivo e tanto!

Os problemas...bem, primeiro que as escolas públicas não tem estrutura física e não há vontade política para projetos de tal envergadura ( basta ver a resistência absurda aos CIEPS e CEUS); nas escolas particulares certamente poderia ser feito, mas elevariam de tal modo as mensalidades que muitos pais tirariam os filhos das escolas.

Na rede pública, Educação Fïsica mal existe. As quadras não tem condições para receber os alunos; aliás, nem aulas de inglês, artes, biologia e química funcionam direito. Não há laboratórios, materiais para os professores, etc e etc.

É um boa intenção, mas há um longo caminho para ser percorrido. O problema não é a distância, e sim a vontade.

abs!

Anônimo disse...

Muito bom o projeto (Pelo menos tem deputado que trabalha). vai vai ter uma burocracia danada até o projeto ser aprovado. Que pena que a educação e o esporte não são tão valorizados!

Anônimo disse...

Só queria ver como iriam construir as piscinas. Já que temos municípios paupérrimos. E não é só as piscinas, tem uma estrutura toda para natação. Mas o projeto é ineressante..

Unknown disse...

ótima idéia, porém, fora as particulares, qual escola tem piscina no brasil?

isso ainda vai demorar a acontecer, uma pena.

adorei o blog. abraço

Deivid F. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deivid F. disse...

Seria uma otima ideia, assim seria de grande merito o mair acesso com o esporte ( natação)

Anônimo disse...

Olá Tais tenho um PRESENTE para você!
Você me contou que seu primeiro animê foi MACROSS? E olha que você começou com o pé direito pois MACROSS é um clássico dos animês pois foi o primeiro a ter uma personagem como febre nacional e internacional a famosa Lynn! Pensando em Macross Hoje depois de sair do vestibular fiz uma postagem bem especial sobre este animê e além de tudo você confere o Macross Frontier em seu décimo nono episódio que é muito bom! Mais a música de abertura por Maaya Sakamoto grande cantora de j-pop!
Grande abraço! Fiz o ESPECIAL NWB por você! Em sua homenágem, espero que goste!
Abraços!

Ja mata atode! =)

Anônimo disse...

ótima iniciativa, mas infelizmente muitas escolas - a maioria - não tem piscina ou verba para construí-las. talvez a parceria com clubes seja a solução.

parabéns pelo post.

Cris Li disse...

Seria bom mesmo que pensassem na qualidade da educaçao, ne msm?!
bjsss

Anônimo disse...

acho que não pega a lei, se bem que seria ótimo para os alunos...

TRΛИSĞRЄSSIVΛS disse...

entendo sua ndagação1
Infelismente as escolas naum suportam esse tipo de modalidade
Mas creio que isso mudará, e tlavez nosso netos possam ter uma qualidade de vida.
adorei o blog

TRΛИSĞRЄSSIVΛS disse...

Ja comentei
Mas seu blog pé muito informativo.
Continue assim e muito sucesso.

Gabriel disse...

Isso seria muito bom. E particularmente além da nação eu diria que a filosofia (como antigamente) deveria ser obrigatória.

Mas falando de esporte, ele como um todo, é extremamente eficaz, principalmente nos jovens que ainda estão em fase de desenvolvimento.

Além de ser ótimo para o desenvolvimento corpóreo, respiração e etc... é mais um estímulo para os jovens ocuparem seu tempo, e não perdê-lo em coisas vãs.

Bom post ;)

Anônimo disse...

Seria interessante, pois a natação tem crescido tanto em destaque principalmente nas olimpíadas, com o Cielo e o Thiago. Pena não ter um investimento melhor na área. Vamos ver se isso rola mesmo.

Unknown disse...

é eu acho bem legal nataçao
otimo blog parabens
^^

Francisco disse...

li sobre isso no jornal do metrô e a primeira coisa que me veio foi: "estrutura."

concordo que seria maravilhoso, mas acho que se as escolas não conseguirem parcerias com clubes e academias, será muito difícil para muitas delas adaptar as intalações da escola.

Enfim, torçamos para que a idéia saia do papel para o maior número de escolas possível.

Abraço.

Sandro S. Sorte disse...

Não comentarei mais aqui. Foi o fim
Adeus!!!!!

Der_K disse...

Isso será um passo para o primeiro mundo...

estou de total acordo...
no japão, estados unidos, canadá, china, russia, entre outros países, não se tem aulas de "educação física", se tem Clubes de alunos q praticam um certo esporte...

no Brasil, ou as meninas jogam Volley, ou handball. Enquanto os meninos não tem opção, é futebol e ponto. Um verdadeiro absurdo.

e se eu quiser praticar ginástica olímpica?! Oo' [/gaymuch'
ou então pólo aquático?! ôÕ [/melhorou'

tmb queria q o pessoal da política tivesse tido essa idéia antes ^^

Unknown disse...

Isso seria realmente bom. Afinal, ajudaria e muito na auto-disciplina dos alunos algo tão precário nos dias de hoje!Bjs querida!