Pois é... eu gostaria de estar aqui, escrevendo, toda feliz, imaginando a grande final entre Brasil x Argentina (seria a final dos meus sonhos). Mas, infelizmente, nossa seleção não foi bem e amargou o quarto lugar nesta Copa do Mundo. Primeiro, perdeu de 7 x 1 (SETE A UM!!!) para a Alemanha, favorita ao título. Depois, na disputa do terceiro lugar, perdeu da Holanda por 3 x 0.
Eu, particularmente, não tenho palavras para descrever o que sinto com relação a isso. Quer dizer, temos um time limitado, sim, estava meio óbvio que não ganharíamos a Copa. Mas... perder de 7 x 1, nem os mais pessismistas poderiam imaginar. No quarto gol, eu estava até rindo de nervoso, e me recusei a ver o segundo tempo. Só vi o finalzinho, quando o David Luiz deu aquela entrevista (aliás, foi a hora que eu chorei, de verdade, pela derrota do Brasil). Depois, perderam para a Holanda. Não tem explicação. Tomar dez gols em dois jogos, é muita sacanagem com o torcedor brasileiro.
Sim, como eu disse, o time é limitado, muitos nem esperavam que chegariam na semifinal... mas o que vimos na terça-feira fatídica (08/07/2014) foi algo parecido com um filme de terror. Nunca vi uma coisa dessa em Copas do Mundo, e acredito que não verei tão cedo (aliás, espero mesmo não ver isso tão cedo com a seleção canarinho!). O que era para ser a Copa mais feliz da Seleção Brasileira, por ser em casa, tornou-se a mais triste. Nem mesmo o "fantasma de 50" foi tão horripilante (minha opinião). Mas enfim... o jeito, agora, é levantar a cabeça, bola pra frente, pensar na Copa de 2018 e tentar o hexa lá.
Mas... será mesmo que veremos esse hexa tão cedo? Porque, vendo todas as falcatruas dos dirigentes da CBF, vendo o nível técnico dos nossos campeonatos (comparado aos dos países europeus), não sei se isso acontecerá tão cedo. Não quero ser pessimista, longe de mim, mas temos que ser realistas e admitir que a coisa não anda bem para o nosso futebol. Parece que "estacionamos no tempo", paramos em 2002 e nosso futebol dá sinais de que se recusa a evoluir. Enquanto seleções consideradas "inexperientes" têm um futebol bonito, bem trabalhado e estão evoluindo, o Brasil parece ser antiquado, sem esquema tático, e a CBF continua contando com o peso da camisa, como se as glórias do passado valessem mais do que o presente. Esses dirigentes, principalmente o presidente da CBF, precisam parar de achar que, só porque temos mais títulos do que os outros países, somos imbatíveis. Eles precisam se lembrar de que a Itália, por exemplo, é tetracampeã, isto é, já encostou no Brasil em número de títulos, e a Alemanha também poderá chegar a esse feito. Será que vão esperar alguma delas chegar ao penta, também? Ou até passar o Brasil, ganhando o hexa antes de nós? Sim, sei que a Seleção Brasileira de Futebol precisa, e muito, ser respeitada por todos, afinal, ainda somos os únicos PENTACAMPEÕES MUNDIAIS... mas até quando vamos nos contentar com isso? Até quando a CBF vai se contentar com esses cinco títulos?
Por isso que eu sou a favor de uma reforma na CBF, e tem que ser o mais rápido possível, senão passaremos outra vergonha na próxima Copa (isto é, SE formos classificados, porque do jeito que a coisa anda...). O povo brasileiro já sofre no seu dia-a-dia, e o futebol sempre foi uma de nossas únicas reais fontes de alegria.
Outra coisa: a mídia precisa parar de se apegar demais em um só jogador, como fizeram com o Neymar ("joga muito, esse menino Neymar")... Tudo bem, ele sofreu uma lesão grave, também fiquei morrendo de dó dele. Só que a mídia em si (especialmente a Rede Globo de Televisão) só sabia falar da falta que ele faria à seleção, da lesão, esquecendo-se que, além dele, havia mais 22 jogadores ali. Na minha opinião, o Thiago Silva fez muito mais falta do que o Neymar naquele jogo. Mas ninguém deu a mínima importância aos outros atletas, porque o coitadinho do Neymar estava machucado. Falaram dele como se tivesse morrido. Isso, na minha opinião, foi um dos fatores que levaram a seleção ao fracasso. Imagino a pressão que os outros jogadores devem ter sofrido por causa disso. Não estou justificando a derrota, mas acredito que isso deve ter acontecido. Acredito que eles entraram em campo desacreditados deles mesmos, de tanto a mídia falar da falta do Neymar no time. Mas enfim... isso não vem mais ao caso.
Só pra terminar: algumas pessoas precisam PARAR de achar que essa Copa do Mundo foi "comprada" ou "vendida"... Pelo amor de Deus, pleno século XXI e ainda tem gente que acredita em "Copa comprada"? Aí, compartilham aquele famoso texto ("Se as pessoas descobrissem o que aconteceu na Copa de 2014, ficariam enojadas..."), que existe DESDE A COPA DE 98, inventada por algum babaca para justificar a derrota do Brasil para a França naquele mundial. Sei que rola muita sujeira por trás da Fifa e tal... mas não, não existe a menor possibilidade de um time inteiro "se vender para ganhar depois", como alguns alegam. Primeiro, porque os jogadores são PODRES DE RICOS, não precisam de dinheiro para "se venderem" desse jeito. Segundo, porque é simplesmente RIDÍCULA a idéia de que o Brasil "se venderia" numa Copa do Mundo realizada no Brasil, diante de sua torcida, para "ganhar a de 2018"... Por favor, parem com isso. Parem de tentar justificar cada derrota da seleção. O Brasil perdeu porque não teve time pra passar da Alemanha, jogaram mal e perderam de goleada. Aceitem e ponto final.
Bem, é isso. Mais tarde, teremos Alemanha x Argentina. Não sei qual das duas seleções ganha, mas que vença a melhor (DEUTSCHLAND! DEUTSCHLAND! DEUTSCHLAND!).
Desejo boa sorte para o Brasil nas próximas eliminatórias e na próxima Copa do Mundo. Que, em 2018, venha nosso tão sonhado Hexacampeonato.
E, de qualquer maneira, com vexame da seleção ou sem vexame, essa foi, definitivamente, a COPA DAS COPAS! O povo brasileiro está de parabéns. :)
Beijos a todos.
Tais Cristina.
P.S.: Sou Alemanha desde criancinha!!
P.S.2: Esse velhinho, cara... :'(
Nenhum comentário:
Postar um comentário