Bom...esta será a quarta (e última) parte da série sobre os 4 estilos de nado. Depois de falar sobre o CRAWL, o COSTAS e o BORBOLETA, chegou a vez de falar sobre o NADO PEITO.
É um nado que exige muita coordenação e muita força, pois é considerado o nado mais lento (pelo fato de ser o que exige mais força, também). Mas é, também, considerado o "Nado Clássico".
Bom, sem mais enrolação, aí vai a explicação:
PRIMEIRA FASE: A posição do corpo é semelhante ao Crawl. A braçada inicia-se com o braço estendido e a palma da mão voltada para as laterais da piscina. O polegar está voltado para baixo de modo que o você sinta a pressão da água na palma da mão. As mãos se movimentam para fora da linha do corpo e então, viram-se as mãos para baixo elevando os cotovelos. Você irá desenhar um semicírculo na água, passando as mãos por debaixo do seu corpo.
SEGUNDA FASE: Na recuperação, o braço dirige-se para frente até o inicio do movimento.
TERCEIRA FASE: Os pés, simultaneamente, procuram o quadril. Os joelhos permanecem mais fechados em relação dos calcanhares. Há uma rotação dos pés, apontando a laterais da piscina. Aí, então, você empurra a água para trás com os pés e a parte interna das pernas. Na fase final, as pernas estão alongadas e ambos os pés se aproximando um do outro.
QUARTA FASE: Neste nado, a sincronia é feita com uma braçada, uma respiração e uma pernada.A respiração ocorre no momento em que as mãos estão embaixo do corpo. A braçada não deve ocorrer ao mesmo tempo que a pernada. Realize uma braçada e no momento em que as mãos estiverem se dirigindo para frente, realize a pernada.
Aí vai um vídeo sobre o Nado Peito:
Bom, é isso. Espero ter ajudado vocês a entenderem um pouco mais sobre os 4 estilos de nado.
Beijos à todos.
Tais Cristina.