terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Maria Lenk - A eterna lenda da Natação feminina brasileira.


Para quem não sabe, Maria Lenk foi a pioneira da Natação feminina do Brasil. Na minha opinião, a melhor que este país já teve, pois ela foi a única que bateu o récorde mundial, não só em uma prova, mas em DUAS provas: nos 200 metros Peito e nos 400 metros Peito, todos em 1939.

Mais um pouco de Maria Lenk:

Filha de alemães que imigraram para o Brasil em 1912, Maria Emma Hulga Lenk nasceu em 15 de janeiro de 1915, em São Paulo. Aos 17 anos, tornou-se a primeira mulher brasileira a integrar uma delegação olímpica, nos Jogos de Los Angeles-1932. Nas Olimpíadas seguintes, em Berlim-1936, ela estava de volta, desta vez acompanhada por mais três nadadoras.

Seu auge foi no final da década de 30, quando se preparava para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O cancelamento das Olimpíadas, por causa da Segunda Guerra Mundial, foi a maior decepção da atleta.

A expectativa de uma medalha olímpica foi frustrada com a interrupção das Olimpíadas durante a Segunda Guerra Mundial. Lenk deixou a carreira em 1942, mas não abandonou o esporte. Além da carreira acadêmica, ela escreveu vários livros sobre natação e voltou a competir, na categoria masters.

Em sua faixa etária, ela detém os recordes mundiais em três provas de nado peito, em piscina longa (50 metros). É a mais rápida nos 50m, com 1min26s91, nos 100m, com 3min12s88, e nos 200m, com 6min57s76.

A brasileira entrou para o Hall da Fama da Federação Internacional de Natação (Fina) em 1988. No mesmo ano, foi homenageada com o "Top Ten" da Fina por ser uma das dez melhores atletas masters (masculino e feminino) de natação no mundo. (Fonte: http://esporte.uol.com.br/aquaticos/ultimas/2007/04/16/ult77u1744.jhtm)

Morreu aos 92 anos, em 2007, de aneurisma e insuficiência cardíaca.

O importante é que Maria Lenk sempre será lembrada como uma das maiores nadadoras do Brasil(na verdade, a maior, né?) e uma das melhores do Mundo. Meu sonho é nadar, pelo menos, 1/3 do que essa mulher nadou, cara!!!^^

Beijos à todos.

3 comentários:

Leli Strange disse...

Caraca, ela era demais mesmo. Não sabia dessa história dela. Mto bonita!!!



bjo.s Tata^^

Anônimo disse...

Claro que tinha que deixar meu olha pra vc ^^

TATA CRISTINA disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Como assim, meu?Não entendi! XD


Valeu, Leli!!Com certeza, a Maria Lenk era fodástica, uma das melhores de todos os tempos, cara!!hehehehehehe
Beijos!